sábado, 29 de dezembro de 2012

INFÂNCIA: O melhor tempo tempo para semear

Querido pais, mães e responsáveis:
Todos queremos o melhor para nossos filhos e nossas crianças. Sonhamos para elas um futura com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam tornar-se realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor.
Pesquisam mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. Não queremos que vocês se transformem em professores de suas crianças, basta que acompanhem a vida escolar delas, valorizem suas tarefas, estimulem-nas a gostarem de aprender e a serem curiosas também na vida fora da escola.

RESPEITANDO CADA FASE DA CRIANÇA

Desde que nascemos, estamos sempre aprendendo. A cada dia, uma novidade. Ao ajudar as crianças, lembre-se de que é preciso respeitar a fase de aprendizado delas, para não exigir demais nem de menos.

CONVERSE E BRINQUE COM ELAS

Conversar, brincar, fazer coisas do dia-a-dia junto com as crianças são formas de demonstrar atenção e carinho. Isso pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e a aprenderem mais e melhor. Responda às suas perguntas, ouça suas histórias, conte os casos da família. Conversem muito sobre o seu trabalho, sobre coisas que aconteceram durante o dia, que viram na TV ou outros tantos assuntos. Ensine-lhes canções, poemas ou brincadeiras que você aprendeu em sua infância.

LEIA PARA ELAS DESDE PEQUENINOS E, SE POSSÍVEL, TODOS OS DIAS.

Descubra com as crianças, o melhor horário do dia para a leitura: pode ser na hora de dormir, no final da tarde ou na hora de dormir, no final da tarde ou quando acharem melhor. Esses momentos juntos, escutando histórias ou poemas, podem criar lembranças lindas que as crianças jamais esquecerão. Com este tipo de experiência, a leitura na escola também passa a fazer mais sentido, vai ser mais fácil e divertido. Este costume de ler juntos deve continuar mesmo depois que as crianças crescerem. Se vocês não tiverem facilidade em ler, sugerimos que tentem. Vocês também podem gostar. Convidem um parente, amigo ou mesmo um filho mais velho e organize essas horas de leitura.Pode ser um bom motivo para reunir a família.

MOSTRE ÀS CRIANÇAS COMO A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE NO DIA-A-DIA.

Você pode achar que não entende muito de matemática, mas, mesmo sem perceber, a utiliza em muitas situações que pode mostrar para as crianças: ao conferir o troco da padaria, calcular quantos dias faltam para um aniversário, ou quando lê as quantidades dos ingredientes da receita de um bolo.
Chame as crianças para participarem dessas situações. Por exemplo, peça para elas ajudarem a fazer as contas para as compras da casa:"Preciso ir à feira para comprar os ingredientes do almoço. Será que esse dinheiro dá?
Quando for preparar uma receita, chame as crianças. Faça perguntas que as ajudem a pensar:"Para essa receita vou precisar de 250 gramas de farinha; se eu quiser fazer o dobro, de quanto de farinha vou precisar?
Somem os preços dos produtos que estão comprando, contem quantas pessoas vão comer na sua casa e quantos pratos vocês precisam colocar na mesa. Calculem as horas, os dias ou os meses. Por exemplo: quantos dias faltam para o seu aniversário? E quantas semanas? Quantos dias faltam para o próximo domingo? E para o Natal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário