sábado, 25 de fevereiro de 2012

PARA VOCÊ ME EDUCAR

                                                                           Vital Dinonet

Para você me educar, precisa me encontrar lá
onde eu existo, quer dizer, no coração das coisas,
nos mitos e nas lendas, nas cores e movimentos,
nas formas originais e fantásticas,
na Terra, nas estrelas,
nas forças dos astros, do sol e da chuva.

Para você me educar você precisa me conhecer,
precisa saber da minha vida, meu modo de vicer e sobreviver,
conhecer a fundo as coisas
nas quais creio e às quais me agarro
nos momentos de solidão, desespero, sofrimento.

Para você me educar, precisa saber e entender
as verdades, pessoas e fatos aos quais atribuo forças
superiores às minhas e aos quais me entrego
quando preciso ir além de mim mesmo.

Para você me educar, precisa compreender
a cultura do contexto em que se dá meu crescimento.
Pois suas linhas de força são as minhas energias.
Suas crenças e expectativas
são as que passam a construir
meu credo e as minhas esperanças.
Mas eu também estou aberta para as outras culturas.

Identidade cultural
não significa prisão ao espaço que ocupo,
mas abertura ao que é autenticamente nosso,
e ao que vindo de fora,
nos pode fazer mais nós mesmos.
A cultura Universal é o produto de todos os homens.
Mas como posso contribuir com essa fraternidade
se não constituí o meu eu,
se não tenho minha expressão cultural própria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário