sábado, 4 de fevereiro de 2012

A criança e a música

Por diversas vezes durante o decorrer das aulas deparamos com os nossos alunos cantando na sala de aula. Diz o ditado quem canta os males espanta! Se convidamos uma criança para cantar, ela atende de imediato o nosso pedido. O aluno o faz naturalmente por que cantar é uma atividade que o atrai com muita facilidade e para ele é um divertimento e um momento prazeroso. NADAL (2011, pág.38) enfatiza que: "O ensino de música em países como o Brasil passa por uma crise e fala sobre os caminhos a serem percorridos para formar bons professores até 2012, quando o conteúdo passa a ser obrigatório na educação básica(mas ainda vinculado à disciplina de arte). Neste ano teremos que nos adequar e inserir no planejamento anual sobre artes, eixo música, várias capacidades tais como: Reconhecer diferentes gêneros musicais, Perceber e distinguir diferentes ritmos em músicas infantis, do repertório regional e nacional,  Elaborar formas de registro para documentar as experiências sonoras vivenciadas (percepção, criação /  produção, comunicação / representação, análise e registro e Perceber os sons ambientes (vozes, corpos e materiais sonoros), associando-se à fonte.Música é algo que me fascina e pretendo desenvolver um projeto de música na classe que leciono este ano com várias atividades interessantes, quem sabe culminar o meu projeto com um belo sarau. Quanto aos alunos, este é um tema que com certeza vai atraí-los e muito: conhecem diferentes gêneros musicais e já distinguem diferentes ritmos musicais, ouvem músicas em seus lares, baixam arquivos em seus celulares e frequentam lugares públicos onde podem aumentar seus conhecimentos sobre música.VIOLETA (2011, pág.39) sustenta que: A educação musical é uma ferramenta de inclusão social e cultural. Portanto, acredito que se uma classe não é totalmente alfabetizada, esta aí uma oportunidade de incluirmos estes alunos que se sentem excluidos de conhecimentos, mas motivados por um conteúdo fascinante e prazeroso e que pode fazer diferença na maneira de alfabetizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário