sábado, 30 de março de 2013

ALFABETIZAÇÃO


ALFABETIZAÇÃO
O sujeito (aluno) deve ser agente da ação de aprendizagem.

S                 ação               desafio cognitivo           assimilação       
             Interação                                                             acomodação    PIAGET
O                                                 erro construtivo                   organização
                                                    generalização

Professor estilo formiga – está sempre carregando folha
Estilo Gabriela – Eu nasci assim, eu cresci assim...
 
 



·         A gente não desafia criança com atividade fácil.
·         Onde já se viu trocar miséria e ficar rico. Não é possível mais pensar na enturmação conforme os níveis.

Letramento
§   Uso social da escrita e da leitura. 
Ex: Boa aluna do 2º grau não sabia preencher o campo de filiação na ficha de inscrição para concurso público.
§   Letrar alfabetizando e/ou alfabetizar letrando
ü  É pensar o texto no contexto (Paulo Freire)
ü  É trabalhar a palavra escrita sem artificializar a leitura.
ü  A leitura e a escrita são importantes fora da escola.
ü  O professor precisa trazer para a sala a escrita, como ela circula na sociedade.
§   Aspectos indissociáveis
1-    Aprendizagem inicial da alfabetização _ aquisição da tecnologia Emília Ferreiro – indica trabalhar os aspectos formais da escrita (CEALE): margem, espaço em branco, pontuação, posição do lápis.
Desenvolvimento das habilidades de uso dessa tecnologia. Ter o texto no contexto. Hoje precisamos pensar método sobre outra ótica, perspectiva: como um conjunto de estratégias de intervenção pedagógica, teoricamente referenciadas para que eu tenha sucesso.

Ø  Leitura mediada
2 – Ler e discutir um texto com os alunos, seus objetivos, suas finalidades e suas relações (A profª deve trabalhar a cada semana um tipo de texto (portadores de texto).
Ø  Teoria construtiva
·         Contribuições da psicogênese
- Saber como a criança pensa
- Saber que o aprendizado da palavra escrita não é espontâneo – precisa ser organizado.
- Saber que a criança constrói o conhecimento na relação com o objeto, mediante a intervenção do professor.

                          O começo da alfabetização
v  Alfabeto
v  Letra caixa alta/ imprensa maiúscula
v  Letra cursiva não tem respaldo social, ela está presente apenas na escola. Ela deve ser trabalhada apenas depois que o aluno sabe ler e está com coordenação motora.
v  O alfabeto deve ser apresentado todo ao mesmo tempo/ dia.
v  Que na 1ª semana a aula deveria ocupar apenas dois horários e depois brincadeiras, contação de histórias,jogos e outras...
v  Apresentar as letras sem associá-las a nenhuma palavra (A – abelha)
v  Sacola na parede com alfabeto A _ B _ C _ D e objetos.
v  A letra imprensa minúscula deve ser trabalhada depois que o aluno estiver no silábico-alfabético.
v  Bingo de letra, chamada de letra, ditado de letra, trilha com letras,rótulos.
v  A ordem alfabética é desnecessária, assim como saber diferenciar vogal de consoante. O aluno só vai precisar da ordem alfabética quando for utilizar o dicionário.
v  É importante o aluno diferenciar letra, de número, de símbolo.
v  É importante o aluno interagir com a letra. Ela precisa reconhecer e escrever todas as letras, logo na turma de 6 anos.
v  Depois é necessário trabalhar o NOME.
v  Trabalhar fonema e grafema (mesma letra com som diferente. Ex: Sandra, sorriso, Sônia...)
v  Eu não vou trabalhar o ba, be, bi, bo, bu. Mas a criança precisa reconhecer a sílaba. A professora irá trabalhar os pedacinhos sonoros do nome. E apenas a primeira sílaba representa o mesmo valor sonoro. E neste momento aparece a pluralidade de sílabas.
Ex: ISABEL, ABEL, ALICE   - 1 letra/sílaba
ROSA, MARIA, NATANAEL – 2 letras/sílaba
                      CARLOS, CARLA, DALVA – 3 letras
v  Através de receitas, parlendas, reescrita é mais fácil alfabetizar.
v  Ana Teberosky sugere que apenas a 1ª sílaba do nome seja trabalhada.
v  Uso do fichário (cartaz com pregas) com os nomes dos alunos. Para classes iniciais 2 fichários com 15 alunos cada um. Separar por gênero (meninas e meninos). Em cada apelido, trabalhar os dois.
v  No crachá do nome não pode desenhar, colar adesivo...pois, o destaque deve ser dado à letra. Todos os crachás devem ser do mesmo tamanho, para comparar o tamanho dos nomes.
v  Nos próximos dias oferecer atividades para o aluno interagir com o nome: bingo de letra com nome: letra inicial, letra final, sequência de letras, sons diferentes para as letras Regina/ Rogério.
v  Simultaneamente ao trabalho de grafema e fonema, trabalha a escrita do nome. O ideal para os alunos que estão iniciando é o caderno sem pauta.


                Escrita do nome                                                             Letras Móvéis
-Tirar o retrato                                                        Sobrepor as letras nome da ficha                                                                        
Escrever olhando a ficha                                         Organizar o nome abaixo da ficha.
Escrever sem olhar a ficha (quem será capaz         Organizar o nome sem olhar a ficha
 de escrever o nome sem olhar)                                   O seu trabalho tem que ter a                    
                                                                                     assinatura do autor.
     
v  Num saquinho colocar as letras móveis. Cada criança terá o seu envelope com o seu nome e as letras do seu nome.
v  Potinho da Maria Eduarda com letras móveis (emborrachado) X 5
      Toda criança deve ter oportunidade de trabalhar com cada colega da turma para interagir.
v  Montar o nome, reconhecer quantas letras, quantos pedacinhos, qual é o primeiro, quais as letras (sem repetição) comparando com o colega – quais letras, quantas, quantas a mais, quantas a menos, quais são iguais...
v  Misturar o nome de dois colegas. Montar seu nome. Comparar. Montar o nome do colega...
v  Em grupo: sortear o nome (com sílaba canônica Carolina/estrela).Pensar e escrever todas as palavras que começam como Carolina.
                        CA E O (camelo)
                                     (cachorro)
                                     (cadeira)
O que descobrimos: anotar as descobertas
v  Cruza-nomes (em grupo)


N
 

A
 

A
 

S
 

O
 

R
 
CRUZA_NOMES




                   v Campeonato de nomes, de letras.
v Gráfico de: meninos, meninas, Atlético, Cruzeiro, refrigerantes etc...
v Listas Escrita espontânea – não há correção) com palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas, monossílabas.
v Listas de frutas, brinquedos, animais (com penas, que voam, que vivem no mar, que tem 2 patas e quatro patas...)
v Listas de sementes,cores, flores, objetos escolares, alimentos (doces, salgados, sucos...)
v Cereais, amigos, meios de transportes, de comunicação.
v Personagens de histórias, Utensílios domésticos, roupas que usamos na praia, no inverno...compras, profissões...
Sugestão: Aplicar este tipo de atividade todo dia. Fazer direcionado. Escolha uma palavra. Quantos pedacinhos, marcar com dedinhos, como começa como termina. Agora escreva do seu jeito, conferir com o colega (com o objetivo de plantar dúvida). Não fazer lista extensa. Desenhar, ilustrar a fruta que mais gosta.
v Lista pelo professor.
v Lista de rima, A professora escreve no quadro com a ajuda dos alunos. Lista de animais com quatro patas. Começar com 4 sílabas (dinossauro), como começa, como termina. 4 sílabas (elefante) até chegar em monossílabos.
v Baralho do grupo semântico para o aluno fazer a lista.
v Grupo de 5 alunos. Um dos alunos fará o ditado. Na ficha há o desenho. Depois que todos escreverem, o aluno irá puxar para confrontar as escritas.
v Gravuras de ambiente, gravura de banheiro, sala...
v Listar o que tem no espaço físico da gravura.
v Tudo que você trabalhou nas listas pode ser trabalhado em grade

Imagem de
um gato
Imagem de
um gato               _______            A                ________         O
 





Professoras: mas você já escreveu? Não, pensa bem em cada pedacinho.
PORTA    TROPA
PARTO    RAPTO
PRATO   TOPAR
TRAPO   POTRA
               OPTAR
v Cartelas com gravuras e letras móveis
Desenho da uva        U               V              A

Desenho do ovo        O               V             O
Desenho do pão        P                Ã             O




v Caça-palavras gigante
Ele encontra e registra no caderno. Marcar com bolinha de crepon
v Cruzadinha gigante com letras.
Neste modelo de cruzadinha a criança precisa descobrir quais palavras se cruzam e colar a gravura.
PRECISAMOS ACABAR COM A CÓPIA NAS ESCOLAS, POIS AFINAL PARA COPIAR NÃO PRECISA SER ALFABETIZADO, ASSIM COMO OS COPISTAS DA IDADE MÉDIA.
v Imagem do nome
3º Trabalhar produção de texto.
1º Ter material de apoio.
2º Roda de conversa grupão ou grupo de 4 alunos.
v Jogo dos sete erros ajuda na concentração
v Jogo de memória (Tamanho ofício)
v Caixas de fósforo ou filme com gravura e dentro as letras
Parlendas, trovas e cantigas
v Trabalhar para construir conceitos de texto e palavra
v Trabalhar o lúdico: memorizar o texto
v Adequar o texto oral ao texto escrito (sem ilustração)


REI, CAPITÃO
SOLDADO, LADRÃO
MOÇO BONITO
DO MEU CORAÇÃO






v Ler o texto coletivamente
v Trabalhar o movimento da escrita (mostrar onde se lê)
v Identificar palavra no texto com modelo ou sem modelo.
v Identificar rimas
v Identificar palavras que se repetem
v Ler o texto individualmente – em dupla – ler para o colega
v Trabalhar o conceito de palavras
v Colorir os espaços entre palavras
v Contar palavras e registrar
v Identificar e marcar palavras no texto, colorindo-as nas cores indicadas pela professora.
v Palavras grandes/ pequenas; que se repetem com certo número de letras, que rimam.
v Trabalhar com texto lacunado: lacunas para escrever as palavras ausentes, lacunas com fichas contendo as palavras faltosas para a criança recortar e colar.
v A criança precisa interagir com o vocabulário do texto. Criar atividades interessantes:
     -  Caça-palavras
     -  Ditado com grade
     -  Ditado visual
     -  Listas palavras que rimam
     -  Cruzadinha com desenho
     -  Buscar outras palavras com o mesmo som inicial
     -  Identificar palavras como número de letras do nome próprio
     -  Forca
v Ordenar o texto (texto em sentenças, palavras, rolinho)
v Reescrita do texto
   - Confronto com o colega
   - Com o texto original
   - Passar a limpo
   - Ilustrar e expor com prazer.

Sugestão de livros para a leitura:
Pais brilhantes, Professores fascinantes
O monge e o executivo – James C. Hunter
O mestre dos mestres – Augusto Cury
 Alfabetização com sucesso – Luzia Bomtempo
Histórias em quadrinhos de Maurício de Souza e muitos outros
Caderno AMAE Alfabetização – 1991
Revista Nova Escola – Alfabetização Ano XXVII - Nº 251 Abril- 2012 Págs: 38 à 49.
 Democracia e educação – John Dewey Companhia Editora Nacional
Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Emília Ferreiro i Ana Teberosky
PIAGET Experiências básicas para utilização pelo professor – Iris Barbosa Goulart - Editora Vozes