Por Maria da Consolação
Pereira Vieira
A
escola deve proporcionar ao seu alunado um ambiente prazeroso de estudar, fazer
amigos, criar laços estar sempre aberta ao diálogo quando se fizer necessário,
inovar sempre e renovar suas práticas pedagógicas. Organizar uma escola não é
uma tarefa fácil e gera preocupação maior quando o assunto é o currículo. O
gestor da escola precisa se atualizar em cursos de capacitação. É necessário conhecer
sua comunidade e inteirar-se de suas festividades para construir um projeto
político pedagógico, juntamente com todos os profissionais da escola formando
parcerias que atenda à sua comunidade escolar tornando-o muito atrativo. A
princípio a escola deve organizar um questionário onde serão pesquisados os
anseios e desejos das crianças, também dos responsáveis das mesmas. Após o
levantamento das questões mais cotadas fazer uma análise detalhada e que atenda
a maioria e a partir daí organizar o currículo anual. A proposta curricular para
o ensino das séries iniciais: Educação Infantil 1º ano ao 5º anos devem atender
as exigências da LDB, Secretaria de Educação Estadual, Parâmetros Curriculares Nacionais
e toda comunidade escolar. Com propostas inovadoras o currículo elaborado deve
ser analisado exaustivamente de vez em quando para que seja modificado conforme
a necessidade do alunado. Cada seguimento da comunidade escolar tem sua
importância na formulação e organização do currículo. O currículo é dividido em
disciplinas que são: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História,
Ensino religioso (Formação Humana) e Artes, porque as orientações legais assim
os exigem, como também temos no Brasil em geral uma forte tradição no sentido
de pensar o currículo dessa maneira. Se a escola tem compromisso em ensinar e
promover o conhecimento ela precisa organizar espaços para que o ensino-aprendizagem
aconteça. Para isso deve haver critérios de avaliação pensar e repensar estes
critérios favorecendo sempre o educando e promovendo o alunado em todos os
sentidos, educando-o para a vida fazendo com que ele seja um cidadão
consciente. Os professores se reúnem com a presença do pedagogo em grupos
organizando projetos audaciosos, trocando idéias refletindo sua prática
pedagógica corrigindo as falhas,
refazendo suas aulas proporcionando a seus alunos clareza em seus objetivos .
Freqüentar cursos de capacitação se faz necessário porque o mundo está mudando
rapidamente e o alunado se torna muito exigente também. Fazer um curso superior
é exigência primordial para todo profissional da educação ao iniciar uma
carreira bem-sucedida e ser valorizada por isso também. Confeccionar jogos interessantes com foco na
ludicidade, organizar atividades que interagem com todas as disciplinas. A sala
de aula deve proporcionar à classe, um ambiente favorável à alfabetização e facilidade
na compreensão dos conteúdos ministrados.
O pedagogo precisa ficar atento as dificuldades que poderão surgir e
estar preparado para futuras orientações e dissoluções dos problemas existentes
entrando em contato com os familiares formando uma parceria entre escola-professor
e família. O aluno que é o sujeito de sua aprendizagem precisa ser interessado
em seu sucesso pessoal e cumprir em tempo hábil as atividades propostas com capricho,
seriedade e responsabilidade. Os responsáveis pelos alunos tem um papel muito
importante que é cobrar do aluno em todo o tempo no decorrer do ano letivo ,
cooperando , ajudando em suas dificuldades amparando-os e fornecendo os
materiais necessários para as aulas. Enfim, todos devem se conscientizar que se
um profissional falha todos devem estar envolvidos para que ele se recupere e
corrija com humildade o seu erro. Produzir conhecimento na escola é fundamental
para o aluno porque ele é o ator principal do seu processo ensino-aprendizagem. Na perspectiva de uma educação inclusiva, a centralidade do currículo passa a ser o sujeito, sua cultura e seu ritmo de aprendizagem. Não basta oferecer uma gama enorme de conteúdos escolares sem que se leve em conta a assimilação desses conteúdos pelos sujeitos. Também não se trata de esvaziar a escola e os conteúdos escolares, o desafio está em conciliar os conteúdos com as diferenças subjetivas de gênero, raça e etnia, de condição física e mental, dentre outras. Construir um currículo numa perspectiva multicultural exigirá um esforço dos professores nos seguintes aspectos: _ Rompimento das fronteiras entre as disciplinas curriculares; integração de saberes decorrentes da interdisciplinariedade, em contraposição ao excesso de informações e de conhecimento sem sentido; formação de uma rede de conhecimentos e de significações construídos junto aos alunos; escolha de temas que partam da realidade, da identidade social e cultural dos alunos. Construir uma escola de qualidade é o sonho de todos que nela trabalham, mas é
necessário que haja: amor, união, paixão, compromisso, muito estudo, reflexão,
transparência e muita criatividade.
Sou formada em letras pela Universidade Monsenhor Messias em
Sete Lagoas, pós-graduada em Leitura e Literatura pela Universidade de Pedro
Leopoldo e Inspeção escolar pela Faculdade Noroeste de Ipatinga. Atualmente
trabalho nas redes: Estadual de Minas Gerais e Prefeitura de Ribeirão das Neves,
atuo nas séries iniciais do ensino fundamental.